terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Por que algumas pessoas vomitam quando andam de carro???

É tudo culpa de um cérebro confuso. Toda desregulação do estômago pode provocar náusea. Isso ativa o hipotálamo (estrutura do cérebro que cuida do nosso estado fisiológico) e acaba a levar uma região do bulbo cerebral a provocar contrações musculares abdominais e do diafragma. Isso tudo resulta na ejeção do conteúdo do estomago, ou seja… O vomito!

O vômito é uma reação provocada pelo cérebro com a intenção de se livrar de substâncias nocivas. Se uma substância tóxica é detectada existe uma grande chance dela ainda estar no estômago e assim, o cérebro é avisado através da irrigação química de uma área do bulbo, chamada de postrema.

Quando estamos no carro em movimento, todos os caminhos que levam a desregulação do estômago são ativados devido a nossa sensação de falta de equilíbrio. Os sistemas que monitoram o equilíbrio do corpo dão um alarme ao hipotálamo e esse derrama enormes quantidades do hormônio vasopressina. Este hormônio desregula os movimentos do estômago e o cérebro interpreta que o estômago não vai bem.


Para o cérebro todo problema que desregula os ritmos do estômago é motivo para ejetar o seu conteúdo e se livrar do problema. É por isso que algumas pessoas vomitam quando andam de carro!

Fonte: http://diariodebiologia.com/2008/12/por-que-algumas-pessoas-vomitam-quando-andam-de-carro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário